quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Bom aluno X Aluno de Laboratório



Hoje vim aqui para falar de algo que a muito vem me incomodando, quando se está numa Universidade o que você mas houve é que ali é uma
academia e que as pessoas vêm a sua dedicação para avaliar o aluno ou candidato a bolsa em laboratório. Mas na realidade o que se ver é totalmente o contrário, uma meia dúzia de alunos que cai na graça do professor e aí mesmo que em muitos casos não estudem o suficientes para tirar notas boas ou está a frente com alguns alunos que não são bolsistas mas são tão quanto inteligente do que os primeiros são privilegiados quando precisam de algo como um professor para entrar num mestrado. E os professores se sentem estrelas por serem requisitados por alguns meros alunos para auxilia-los em algum projeto, que muitas vezes nem é da conta do aluno e sim do professor, é necessário parar essa hipocrisia no mundo académico, assim não se cria cidadãos para que possam em algum momento passar para população o conhecimento adquirido na universidade, passa-se a visão de pessoas que se acham o "mundo" e tem uma incapacidade de saber distinguir o que é bom para o que lhe parece bom. Vejo algumas pessoas ( incluo-me desse quadro) que não pertenceram a laboratórios e que não tiveram a "sorte" de cair na graça de professores, porém teve uma média e um aprendizado melhor que muitos que se enquadram no que falei mais acima. Muitos saem da universidade sem o ânimo de tentar algo a mais e acabam por não ir para sua linha de trabalho por se sentir a margem do grupo que foi "privilegiado" porém é bom salientar que desse grupo que não foi de "pesquisa" tem muita gente boa que pode sim se tornar um grande profissional, basta não desanimar perante as perspectivas futuras e pensar que o tempo que passou dentro da academia adiquriu um conhecimento para mais que uma graduação e sim para vida. Para se tornar o bom profissional não é necessário que se tenha passado por mil laboratórios ou publicados inuméros artigos, é importante é não vou negar, mas é mais importante você saber fazer o que passou de quatro a cinco anos estudando ou ainda mais amar o que faz. Espero que as próximas gerações de professores retirem do pensamento académico que o único aluno que presta é o que pertence a laboratórios e passem a " premiar" os alunos que mostrem mais aptidões e que se dediquem ao curso. Desculpem-me o texto de hoje, mas é um desabafo de uma recém -graduada e pretendente ao mestrado que passou e ver como o descaso de alguns com a maioria dos alunos. E isso é para mostrar para aqueles que se sentem acuados e triste por não estarem ou não foram de laboratório: "Todos tem um talento e todos tem o direito de mostrar o seu valo", continuem a estudar o que for e se tornem bons para serem grandes profissionais e não para agradar professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário