terça-feira, 10 de março de 2015

ASSÉDIO MORAL


O que é assédio moral? Muitas pessoas acham que é algo que lhe agride diretamente, e que todos a sua volta percebem logo que acontece. Mas na realidade não é isso e não acontece assim, as pessoas não percebem tão facilmente que está acontecendo um assedio, nem a pessoa que passa pela situação, quando ela percebe que o assédio aconteceu, ela já não se encontra no emprego, sessão ou local.
Mas os sintomas que podem passar-se somente como um simples stress, pode ser seu corpo tentando lhe avisar sobre esse assédio, primeiro, a insônia, quando você não consegue dormir, pensando somente no que tem que fazer, por que se não fizer isso seu emprego vai ser perdido, que se não aceitar as imposições, pode perder prestígio perante as pessoas e o chefe. Quando só da(s) pessoa (as), chamarem o seu nome você fica nervosa, coração palpita e o raciocínio fica desajustado.

O assédio moral, traz uma consequência muitas vezes silenciosa, ela é confundida, com uma depressão, pois o empregado fica tão para baixo, que seu rendimento cai, de forma que não consegue mais realizar, coisas simples, ações do dia a dia que para ele era simples, tornaram-se um fardo.

Ah e quando o trabalho antes, era uma alegria e agora a pessoa já acorda triste, sabendo onde irá se meter. Nos maiores casos, o assediado acaba por pedir para sair, pois, no seu subconsciente a culpa daquilo acontecer é sua. E no fim, a pessoa não sai somente do emprego, ela fica sem vida, não confia mais nas pessoas, passa a ser reclusa, mesmo que esteja rodeada de pessoas. Sua vida particular, não existirá mais e tudo para ela será somente cinza.

Porém tem aqueles que conseguem sim, livrar-se desse assédio e mesmo não saindo da empresa, passa a não aceitar os assédios e tornar-se  “um ser independente”, livre para tomar as decisões e tornar-se algo único, uma pessoa melhor e para os seus assediadores isso já é um castigo suficiente.


Então tentem prestar atenção, um colega de trabalho, pode não está bem quando aparenta uma tristeza excessiva, porém quando ele apresenta uma alegria exacerbada a coisa pode ser bem pior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário