Para a maioria das pessoas o nome Alan Turing passa despercebido, mas sem ele hoje eu não estaria aqui escrevendo esse post, muitos não estariam conversando no twitter e nem curtido fotos no facebook. Então para mim, ele é mais importante que Mark Zuckerberg, criador do facebook, ou do Steven Jobs criador da Apple, pois sem ele esses dois não teriam o que criar.
Está bem, vocês devem estar pensando! Ela está enrolando mas não diz quem foi o homem. Ele foi um rapaz inglês que nasceu em 1912, ou seja, a cento e dois anos, que estudou matemática, lógica, criptografia e pasmem computação. Foi o responsável pela criação do método que permitiu que na segunda guerra as forças aliadas pudessem desvendar as mensagens criptografadas alemãs, fazendo assim saber alguns dos segredos dos mesmos, como a boma eletromecânica.
Depois da Guerra ele foi trabalhar no laboratório Nacional de Física do Reino Unido onde passou a trabalha no programa do primeiro computador, o ACER, assim ele é considerado o pai da computação, pois sem ele talvez demorasse a ser criado o primeiro computador e não teríamos essa tecnologia em nosso tempo.
Porém seu interesse não parou por aí, ele se interessou pela química, ele previu as reações químicas que só foram descobertas em 1960. O seu "único erro" foi ser homossexual numa época que ser você mesmo era crime, ele não se escondeu e o seu castigo foi a condenação e a castração química. Não aguentando tanta humilhação, não pelo seu intimo de ser homossexual, mas por ter sido condenado pelo o que era e não ter sido reconhecido o que ele fez pelo Reino Unido e pela humanidade, ele simplesmente não conseguia viver num mundo que não conseguia aceitá-lo como ele era, com sua vontade e sua dignidade, então decidiu dar o fim da sua vida aos 47 anos, depois de tomar cianeto.
Morreu ainda condenado, mesmo sem ter matado ninguém, morreu na vergonha, sendo que em vida só quis fazer o melhor para humanidade, somente depois de cinquenta e nove anos é que a Rainha decidiu depois de uma grande campanha para que houvesse o perdão real, assim o concedeu e Alan pode finalmente não somente ser reconhecido pelos seus serviços, como pode ser considerado uma pessoa livre.
Porém ainda hoje as pessoas julgam pelo que você decide ser, na verdade te julgam por você ser você mesmo, longe do esterótipo da sociedade, ser livre. Que aonde esteja o Alan esteja livre e que as pessoas saibam que sem ele, não teríamos nossos nots, pcs, tablets, etc.
Nesse ano que se comemora os cento e dois anos do seu nascimento, será lançado um filme sobre sua vida, estrelado por Benedict Cumberbatch, o jogo da imitação, será uma homenagem ao homem que ousou ser livre.